ABFP-RN-REUNIÃO NA SETHAS-GERAL

CRIAÇÃO DO CENTRO DE ATENDIMENTO EM NATAL/RN

A Secretária do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - SETHAS, Julianne Dantas Farias, esposa do governador Robinson Faria, recebeu no dia 08.06.15, em seu gabinete, representantes de um grupo de profissionais da saúde e a Diretora Técnica do Centro de Reabilitação Infantil (CRI), que foi solicitar à primeira dama o seu empenho para o Estado construir o seu Centro de Reabilitação dos pacientes fissurados.

Em 2012, o Juiz da 3 Vara da Infância e da Juventude, Homero Lechner de Albuquerque, julgou procedente o pedido do Ministério Público e condenou o Estado e o Município de Natal a formalizarem e implementarem, no prazo de 6 meses, o Centro de Atendimento de Paciente Fissurado do RN, nos termos do Plano Estadual da Rede de Assistência em Fissura Lábio Palatal. Mas como se vê, nada foi feito.

Na semana passada, dentistas, enfermeiros e outros profissionais envolvidos nestas cirurgias iniciaram um movimento para tornar realidade este centro, num debate na Academia Norte-Rio-Grandense de Odontologia.

Atualmente, mais de 300 crianças, adolescentes e adultos estão em fila de espera para cirurgias. A Universidade Federal do RN, que através do Hospital Pediátrico oferecia a cirurgia, em 2013, resolveu acabar com o serviço, deixando os pacientes na mão.